Fonte: Blog do Luís Magno Alencar
Igreja Matriz de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida
Araguanã - Diocese de Zé Doca - Ma
|
Dom Carlo Ellena,
bispo da Diocese de Zé Doca
|
Nesta Quinta-feira, dia 21, o óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) foi consagrado pelo Bispo Dom Carlo Ellena para ser usado nas celebrações em que estes ingredientes sagrados sejam necessários, tais como: Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenações.
A novidade deste ano de 2013 diz respeito a itinerância deste evento religioso, que antes era celebrado por padres da igreja particular de Zé Doca, na Catedral de Santo Antonio de Pádua (Igreja principal de nossa diocese). A ocasião para tal mudança se justifica pelo momento especial em que a diocese vivenciou: Araguanã foi elevada oficialmente a condição de paróquia! Aproveitando este momento solene, em que todos os padres estariam lá para prestigiar o evento, o bispo Dom Carlos Ellena consagrou também os 'santos óleos', e na ocasião, como de costume, o clero reafirmou sob proclamação coletiva e orante, o compromisso de continuarem seus ministérios junto a messe de Cristo na cidades em que atuam.
Benção dos 'Santos óleos'
|
Nosso blog, obteve fotos da Igreja Matriz da cidade de Araguanã, onde a Santa Missa aconteceu com uma igreja lotada. A bênção conjunta dos óleos litúrgicos aconteceu sob a presença e a oração de todos os padres da Diocese de Zé Doca. Com a presença das religiosas, freiras das Congregações de Jesus Crucificado e da Sagrada Família, o rito católico seguiu para garanti aos padres das paróquias da diocese a guarda e o uso, quando necessário, do óleo bento, que tradicionalmente é consagrado na quinta-feira santa.
Feliz com a presença de seus pares sacerdotes, o Padre Francisco, da Paróquia de São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida, de Araguanã, com seu jeito humilde e alegre acolheu cada irmão presente, afinal, a paróquia em que ele exerce seu presbiterato, vive um momento histórico: torna-se paróquia! Não faltou ao bispo a oportunidade de citar em sua homilia sobre a eleição do Papa Francisco, ocasião pela qual um slide também exibiu imagens do pontífice escolhido pelo colégio cardinalício, em Roma.
Pe. Francisco, de Araguanã, assinando
a ata deereção da paróquia de
São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida
|
A saber, a Diocese de Zé Doca é uma jurisdição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana sob o comando do Bispo Dom Carlo Ellena que abrange as cidades do Alto e Baixo Turi e cidades às margens do Gurupi, são elas: Bom Jardim (Frei Ribamar), Newton Belo (Pe. Paulo Ricardo), Zé Doca (Pe. Brito), Araguanã (Pe. Francisco), Nova Olinda (Pe. Erenaldo), Santa Luzia do Paruá (Pe. José Raimundo), Presidente Médici (Pe. João Batista), Maranhãozinho (Pe. Raimundo), Governador Nunes Freire (Pe. Abas), Maracassumé (Pe. Alvelino), Boa Vista do Gurupi (Pe. José Raimundo), Amapá (Pe. Valdeci), Carutapera (Pe. Reginaldo e Monsenhor Mário Racca), Luis Domingues (Pe. Manoel Romildo), Godofredo Viana (Pe. Manoel Crispim), Cândido Mendes (Pe. Cosmo) e Centro Novo (sem padre).
Por Luis Magno Alencar
Nenhum comentário:
Postar um comentário